terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos 60, 70, 80 anos de idade - e provavelmente nós viveremos além disso -, nossos diplomas, MBAs, mestrados e doutorados, nada disso vai nos manter com um bom padrão de vida, muito menos uma aposentadoria do governo. Trabalhe para CONSTRUIR o seu futuro. Construa algo SEU, algo que te dê sustentação não só hoje, mas para toda a vida. Não dependa de empregadores ou do governo. Não dependa de ninguém, senão de você mesmo. A melhor sensação do mundo é saber que podemos depender de nós mesmos e isso é suficiente. Ou melhor, isso pode ser muito mais do que apenas suficiente.

Ontem numa conversa com uma amiga, ela, ao falar de um vizinho novo, disse que "ele tem um carro daqueles que eu sei que eu nunca vou ter igual". Ri por dentro. Até um ano atrás eu seria capaz de fazer uma frase exatamente igual, acreditando fielmente que eu nunca seria capaz de ter um carro "daqueles", uma casa "daquelas", fazer uma viagem "daquelas", ter um padrão de vida de sonhos. Que besteira!

Nós simplesmente fomos ensinados a pensar assim. Desde a nossa infância nos é passado que nós nunca teremos aquilo que sonhamos ter e, pior, nunca poderemos SER o que gostaríamos de ser. E por incrível que pareça nós acreditamos! É tão mais fácil acreditar do que olhar para o lado, para aqueles que atingiram esses objetivos, e tentar aprender como eles o fizeram. Por quê não podemos fazer como eles fizeram? Por quê? Os seus amigos, a sua família, os seus professores, os seus colegas de trabalho, nenhum deles pode te dizer que não é possível alcançar esses objetivos de sonhos. E eles realmente não podem dizer simplesmente porque não tentaram! Quem nunca treinou, se inscreveu e iniciou uma maratona não pode dizer que é impossível completar os 42 quilômetros de prova! E mais do que isso: essa pessoa não será parâmetro para ninguém quando o assunto for maratona, certo? Claro que não! Se você quer correr uma maratona, irá se aconselhar com quem já correu pelo menos uma inteira. Por quê não utilizamos o mesmo procedimento ao nos aconselharmos sobre nossa vida financeira e nosso sucesso pessoal? Por quê não olhamos para aqueles que têm o resultado que gostaríamos de ter e perguntamos como fizeram para chegar lá? Por quê não miramos o cara que é o número 1 na atividade que gostaríamos de desempenhar e lhe perguntamos como foi para chegar até ser o número 1? Um chef de cozinha, um pintor, um advogado, um investidor, um escritor, um fotógrafo, um presidente de uma multinacional, um superastro de basquete da NBA, um músico de sucesso mundial. Não importa a área e a atividade, todos os número 1 começaram como nós, começaram do zero com apenas um sonho na cabeça. Por quê não aprendemos o caminho com aqueles que já o percorreram com sucesso?

É incrível quebrar esse paradigma, mas talvez os professores mais importantes que teremos em nossas vidas não serão aqueles da sala de aula. Esses são essenciais e fantásticos em diversos aspectos, não há dúvidas quanto a isso! Se somos capazes de aprender algo durante a vida é porque na infância o aprendizado nos foi exercitado por esses primeiros mestres, que nos ensinaram tanto a ler quanto os mistérios iniciais da matemática. Mas os professores que teremos na vida serão os que nos ajudarão a moldar nosso futuro como nós quisermos. Cabe a nós escolher em quem nos espelharemos e de quem absorveremos mais informações. Podemos optar dentre todas as 7 bilhões de pessoas no mundo em qual ou quais delas nos inspiraremos. Podemos escolher exatamente qual ou quais delas nos servirão de guia na nossa jornada. Não é incrível? Não há limitações, podemos seguir um criminoso ou um filantropo, podemos copiar os hábitos de alguém que vive na miséria ou de um bilionário, podemos nos inspirar em alguém que vive a reclamar da falta de oportunidades ou naquele que comemora cada obstáculo como uma alavanca para seu próprio desenvolvimento pessoal.



O livre arbítrio é maravilhoso! E seria mais maravilhoso se não fosse uma armadilha para os que não sabem como usá-lo. Tome conta da sua vida, faça o que deve ser feito e faça por SUA conta! Não espere dos outros o que os outros não podem te dar. Não reclame da vida, não perca seu tempo criticando o modo como os outros encaram suas questões pessoais, isso não lhe trará benefício algum. Foque no que dará certo e tudo dará certo.

"Quer você acredite que pode, quer você acredite que não pode, você está sempre certo."
Henry Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário